top of page

Como a Ambev dobrou seu lucro somente recuperando impostos?

Atualizado: 17 de nov. de 2023

No segundo trimestre de 2021 a cervejaria Ambev, dona da Brahma, da Skol, da Budweiser (e mais um caminhão de outras marcas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas) registrou um lucro de 2,9 bilhões de reais. O valor é 130% maior do que o lucro registrado no mesmo período de 2020 e superou em cerca de 1 bilhão a expectativa do mercado (consenso Bloomberg).


Entretanto, quando olhamos para os outros números do balanço, a receita da empresa cresceu somente 35% e o volume de produção 19%. Então como foi possível a Ambev aumentar tanto o seu lucro?


Tudo foi graças a uma decisão tomada pelo STF em 13 de maio de 2021 que ficou conhecida como a Tese do Século.


O que é a Tese do Século?


Já comentamos aqui no blog da Bonet sobre recuperação tributária. Em suma, é um direito que as empresas tem de recuperar valores de impostos pagos a mais e reduzir sua carga tributária. Existem várias formas disso acontecer. Uma delas é pela identificação de valores de PIS/COFINS (impostos destinados à previdência e serviços públicos) pagos a mais, por serem calculados sobre a receita da empresa INCLUINDO o ICMS.

A decisão tomada pelo STF em 13 de maio concluiu que o ICMS não precisa ser incluído na base de cálculo para o PIS/COFINS, o que faz com que a empresa possa pagar um pouco menos de imposto.

Além dessa redução do imposto a pagar, as empresas também podem recuperar os valores pagos a mais nos últimos 5 anos! As quantias passíveis de recuperação eram tão significantes que a decisão ficou conhecida como a tese do século.

Muitas outras teses semelhantes já foram aprovadas ou estão em discussão. Confira mais informações aqui.


Qual foi o impacto nos resultados da Ambev?


Depois da decisão do STF, a Ambev incluiu em seus resultados a impressionante quantia de 1,6 bilhões de reais, oriundos unicamente desse processo de recuperação tributária!


Fragmentos do demonstrativo de resultados da Ambev do 2º trimestre de 2021:






Felizmente, não é só a Ambev que pode encontrar esse tipo de oportunidade. Sua empresa também pode se beneficiar de recuperações de crédito e isenções de impostos, mas para isso, é necessária a ajuda de especialistas no assunto.


Quer ajuda para identificar esse tipo de oportunidade? Fale conosco!




15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page